Como instalar aplicativos no cartão de memória no Galaxy Y

Aprenda como expandir a memória do Smartphone Samsung Galaxy Young

Henrique Pita

Aprenda como instalar mais aplicativos no Galaxy Young

Dicas para expandir a memória do seu celular

Para usufruir melhor dos recursos de um celular com Android como o Galaxy Y, que tem memória de armazenamento interna bem curta. você poderá expandir sua memória para um cartão de memória MicroSD. Para isso é necessário além de ter um cartão de memória, prestar bastante atenção no procedimento. É bem fácil e tenho certeza que isso vai ajudar bastante você a ter uma vida melhor com seu aparelho.

Este procedimento também irá te facilitar na desinstalação de aplicativos nativos das operadoras. Ou seja, você poderá desinstalar estes aplicativos e até mover aplicativos para seu cartão de memória, facilmente.

Siga corretamente o tutorial e terá sucesso, pois ele funciona muito bem no GT-5360B. É extremamente importante você ser root e ter um aplicativo externo para que este tipo de operação com seu aparelho possa ocorrer.

Veja como instalar aplicativos no MicroSd

No Smartphone Samsung Galaxy Y

A primeira dica é você deve ser usuário ROOT. Sendo ROOT você poderá ter acesso a outras configurações, mais avançadas em seu aparelho Samsung GT-5360B para poderdesde instalar aplicativs no cartão de memória, tanto quanto desinstalar aplicativos nativos das operadoras de telefonia. Remover aplicativos da Tim, da Claro, da Vivo e da Oi

Sendo ROOT você terá mais poder em relação aos aplicativos que já vêm instalados de fábrica e nas configurações de seu aparelho. É importante você saber o que está fazendo. E se não sabe, NÃO O FAÇA!

Como ser ROOT no Galaxy Y

Aprenda agora como ser ROOT em cinco minutos

Saiba mais

Para você instalar aplicativos no cartão de memória se fará necessário ter instalado um aplicativo que vai tornar esta ação possível juntamente com o aplicativo de superusuário, o Link2Sd. Você pode baixar o Link2Sd no PlayStore.

Tutorial passo-a-passo:

Com isso poderá instalar mais aplicativos no seu galaxy Y GT-5360B

Primeiro passo:

Acionar o Link2Sd para trabalhar com o Superuser

Ao entrar pela primeira vez no aplicativo no Link2Sd, vai perceber que abrirá um janela de notificações do aplicativo de superusuário do seu sistema, deixe marcado lembrar e clique em permitir. Com isso todas as ações que precise de autorização do superusuário, relacionada ao Link2Sd serão feitas automaticamente. Para isso deixe marcada a opção  "lembrar" abaixo no botão "permitir".


Ao avançar, seu sistema estará configurado com permissões de superusuário. Você vai ver uma mensagem te alertando que foi concedida permissões de superusuário.

Não fique se achando o "sabidão" porque se tornou root. Entenda que por isso você terá que ter mais cautela para não ter problemas com seu sitema operacional.

Segundo passo:

Configurar para salvar automaticamente

Vai abrir a janela de todos os aplicativos instalados em seu smartphone. Clique no botão Menu em seu Smartphone para ir em CONFIGURAÇÕES.

Tente entender o que está fazendo ou o que vai fazer. Mas não faça além do necessário.

Navegue em CONFIGURAÇÕES até encontrar as configurações nativas apps2SD.

Esta configuação determina onde deseja salvar os aplicativos que for instalando. Se você definir que deseja que seus aplicativos sejam salvos no cartão de memória, assim será. Desde que seu celular ainda esteja suportando instalção de aplicativos.

Até mesmo porque mesmo com recurso de instalar aplicativos no cartão de memória, a instalação de aplicativos por mais que não pareça, ainda tem relação com a memória interna. Ou seja: mesmo que não queira usar a memória interna para instalar os aplicativos, vai usar.

A opção automático é a padrão. Então se deseja instalar aplicativos no cartão de memória automaticamente, você deve escolher a opção Externo. Observe que ficará marcada sua opção com uma  bolinha verde  .

Pronto! Seu aparelho já está configurado para salvar aplicativos no cartão de memória automaticamente. Mas tome cuidado pois não poderá instalar muitos aplicativos, pois mesmo parte dos arquivos serem transferidos para o cartão de memória, outros ainda ficam na memória interna. Ou seja: use, mas não abuse. 

Terceiro passo:

Conhecendo recursos do aplicativo Link2Sd

Ao entrar no aplicativo Link2Sd, você ao clicar no botão que tem um símbolo de filtro, vai ter acesso a informações do aplicativos instalados em seu smartphone mais detalhada. Por padrão a primeira opção, a ativa, é a que quando você entra no aplicativo, pode visualizar todos os aplicativos que estão instalados em seu smartphone.

Marque a opção No cartão de memória para ver se os aplicativos que deseja que fiquem no cartão de memória estão alocados como deseja. Se você quiser saber como mover os aplicativos para o cartão de memória  vá em todos, pressione sobre o aplicativo que deseja enviar para a memória externa e clique para enviar para o cartão de memória.

Com isso quando clicar no filtro de aplicativos instalados, no cartão SD, irá visualizar a lista de aplicativos instalados neste local.
Com isso você vai visualizar os aplicativos que estão localizados em seu cartão de memória. Lembrando apenas que você pode movê-los novamente para a memória interna. Outra coisa é que o fato de você mover os aplicativos para o cartão de memória, "infelizmente não resolve o problema da curta memória do Galaxy Y".
Repare que os aplicativos que foram movidos para o MicroSD irá aparecer uma observação em laranja dizendo onde o aplicativo está instalado: no cartão SD
Cuidado para não desinstalar o que não precisa. Se tiver algum problema, em muitos casos, tente restaurar às configurações originais de fábrica que você ainda virá com o aplicativo de superusuário instalado.

Posts relacionados

Saiba mais sobre o Galaxy Y

Como resetar Galaxy Y

Aprenda como reiniciar o Samsung Galaxy Y ao perder sua senha. Este método também funciona com outros modelos de aparelhos da marca. Saiba mais.

Como mudar toque de mensagem 

Mude o toque de mensagem padrão em seu Galaxy Y em alguns passos apenas. Você aprenderá também como mudar o toque de seu aparelho. Saiba mais.

Como remover aplicativos das operadoras

Se você reparou que seu celular tem aplicativos que não consegue tirar das operadoras de telefonia móvel, isso não será mais problema. Saiba mais.