Como programar o WhatsApp para não baixar arquivos automaticamente

e assim você escolher quais arquivos deseja baixar

Henrique Pita

Como fazer para não superlotar a memória do seu celular

com arquivos recebidos através do WhatsApp

Em muitos aparelhos com a memória interna curta, é muito comum aparelhos com sistema Android como o Galaxy Young, entre outros, o sistema travar o aparelho de maneiras diferentes. Tem caso que você deixa de receber SMS, ligar, abrir aplicativos, entre outras coisas que acontece quando a memória interna no aparelho é esgotada.  

Por padrão o WhatsApp já vem configurado da seguinte forma assim que o instala: as imagens que chegam para você através do aplicativo automaticamente são baixadas através dos pacotes de dados (internet da operadora de telefonia móvel). Fotos, vídeos e músicas são baixadas automaticamente assim que acessa a Internet através do Wi-fi.

Configurações do WhatsApp

É muito importante você saber um pouco sobre as configurações do WhatsApp. Cada aparelho varia um pouco onde encontrar o botão de menu. Na próxima vocÊ vai ver dois aparelhos distintos. O primeiro é o Samsung Galaxy Y e o outro, Moto G. 

As setas servirão para localizar o botão de menu onde encontrará as configurações do aplicativo.

Configurando do download das mídias

controle assim quais arquivos realmente irá baixar

Primeiro passo:

Após acessar as configurações do aplicativo WhatsApp você terá que procurar a opção de configuração de conversa. Vai ver as opções de ajuda, perfil (que é onde se muda a foto de perfil e o nome que deseja que seus contatos vejam), conta (que tem relção a privacidade, com o pagamento do aplicativo, com mudar de número, apagar a conta e até mesmo ter ideia de como estão sendo transferidos arquivos e mensagens usando o WhatsApp).

Logo encontrando a opção Configurações de conversa, clique para entrar e acessar mais informações.


Segundo passo:

Encontre e clique para acessar as informações de Download automático.

Com isso você poderá determinar quais tipos de mídias poderão ser baixadas automaticamente.


Terceiro passo:

Por padrão quando você instala o WhatsApp são estas configurações que você usa podendo alterar a seu critério:

Quando usar rede de dados, ou seja, a Internet de sua operadora, você baixa as imagens automaticamente.

Exemplo: se você participa de algum grupo do aplicativo automaticamente as imagens compartilhadas nele são baixadas para a pasta do aplicativo na memória interna de seu aparelho. E quando você usa Wi-Fi tudo o que chegar será baixado.

Você pode também deixar marcado para que áudio e vídeos possam ser baixados automaticamente usando a rede de dados, mas é importante frisar que tudo depende do pacote que sua operadora disponibiliza. 

Atenção: Saiba que todas operadoras dão um limite de tráfego de download, que quando esse limite excede ou você fica com a Internet limitada ou não mais acessa nada se não contratar mais pacotes de dados.


Quarto passo:

Se você é uma pessoa precavida ou se tornou depois de ler este post até então, descarque as opções de download automático.

Recomendo desmarcar tanto utilizando a rede de dados quanto no Wi-Fi. Com isso você antes de baixar a imagem vai ver a imagem embaçada, que pode ou não ser baixada ao clicar sobre ela. Com isso você tem um controle maior sobre a banda de internet que está usando. Sobre a quantidade de dados que está baixando.

Quando tiver tudo certo clique em OK.

O melhor jeito para não ficar enchendo seu celular de besteiras é você controlando mais o uso de sua internet e dos downloads que faz.

Eu deixo meu celular programado para não ficar baixando tudo que chegar, a não ser mensagens de voz que são baixadas automaticamente.
Se você acha que tem muitos arquivos na memória interna do seu smartphone Android e não sabe como enviá-los para o cartão de memória, clique aqui.
Gostou do artigo? Continue lendo os posts do blog. E volte sempre. Este blog é paravocê que tem gosto em aprender.

Inscreva-se na lista "Dicas e novidades Dicas do Pita

para receber dicas e novidades do site por email.

Posts relacionados

dicas de coisas que pode fazer com o WhatsApp 

Como bloquear contato no WhatsApp

Veja como é fácil bloquear um contato inconveniente. Com isso poderá ter mais privacidade de não falar com quem nao está afim. Saiba mais.

Como usar o WhatsApp

Dicas e truques do aplicativo mais usado no mundo. São várias dicas que vão fazer a diferença e te deixar seguro do que faz com ele. Leia o artigo.

Como usar o WhatsApp no PC

Aprenda como é fácil e simples usar o WhatsApp no seu PC. Utilizando de seu teclado e de seus arquivos, suas fotos e vídeos. Saiba mais.