Conhecendo os defeitos mais comuns em fontes ATX
identifique os possíveis problemas para poder tentar resolver
Como consertar uma fonte nominal não é tão difícil, ainda mais se quem está tentando consertar não tenha nenhuma noção de eletrônica. Gastando muito pouco você pode fazer sua fonta voltar a funcionar. Mas vamos dar uma volta nesse detalhe e eliminar os problemas clássicos.
Vamos ver quais são alguns detalhes que fazem toda a diferença nesse tipo de reparos.
Primeiramente devemos trabalhar com segurança. Checar se tudo está nos devidos lugares para poder testar se a fonte que queremos usar está funcionando ou não. Então vamos fazer isso de modo seguro para a placa mãe, até mesmo para não correr o risco de estragá-la.
Fique atento em todos os detalhes
identifique possíveis problemas visualmente
Outros possíveis problemas:
sujeira e mal contato
Uma das maiores causas de problemas com equipamentos eletrônicos são a sujeira, o mal-contato e soldas frias. Observe bem o estado de seu equipamento. Faça limpeza regularmente em todo ele. Um exemplo de problema com sujeira na fonte é quando o cooler da fonte fica agarrando e não roda direito ou faz bastante barulho.
Se ele receber bastante energia e não puder redirecioná-la, como nos casos de queda de energia, ele vai acabar recebendo carga extra, que faz com que seu revestimento de cerâmica não aguente tal temperatura. E vai parecer que está queimado ou quebrado.
Teste a fonte antes de conectá-la à placa-mãe
certifique-se de que a vota esteja funcionando bem
Para que não corra o risco de danificar sua placa mãe e também de não perder tempo, vou ensinar aqui como ligar uma fonte à energia elétrica sem necessitar conctar à placa mãe para fazer um teste e saber se ela liga ou não liga.
Como já foi dito anteriormente é que você deve estar ciente sobre a energia que é gerada na tomada a qual irá conectar o equipamento. Certifique-se se a chave seletora está corretamente configurada de acordo com a voltagem.