Como ganhar dinheiro com vídeos no YouTube

dicas sobre como monetizar e ganhar mais inscrições no seu canal

Henrique Pita

Entenda como ganhar dinheiro com vídeos no Youtube. Saiba as considerações mais importantes de quem administra um canal no YouTube e como ganhar dinheiro com seus vídeos. Ganhar dinheiro no Youtube é comum no mundo inteiro. Devido à facilidade de estar com um smartphone com uma câmera de boa qualidade em qualquer lugar facilita até mesmo a inspiração sobre produzir vídeos. A criatividade é fundamental até mesmo na hora de decidir se vai ou não gravar um vídeo de um flagrânte. Quem tiver filmando deve estar atento sobre alguns fatores que podem deixar o vídeo atrativo ou não. Observar ao redor é a primeira coisa que se faz. Existem práticas que vai aprender praticando, é claro!

Colocar um vídeo no Youtube  não é o que vai definir se você vai ganhar dinheiro com seus vídeos. O que vai definir se seu vídeo terá acessos e muitos acessos é o conteúdo sobre o que está tratando o vídeo. Ser um vídeo autêntico que as pessoas se sintam atraídas a assistir e com a meta de fazer com que os visitantes do seu canal se inscrevam e participem cada vez mais. Seja comentando, seja compartilhando, clicando no botão "gostei", entre outras maneiras de interagir.

Para ganhar dinheiro com vídeos no YouTube no Brasil é necessário ter além de criatividade conta em banco e conta no serviço do Google Adsense. 

O que é Google Adsense e como funciona

basta você ter um bom vídeo e um público que possa assistir

O Adsense é um serviços de publicidade que acontece através da internet entre uma pessoa/entidade e o Google, onde alguém disponibiliza um área para serem exibidos anúncios e as empresas anunciantes pagam para o Google pagar ao dono do negócio (blog, site ou canal). Normalmente quem tem blog, site, ou canal no YouTube tem conta ou acaba criando uma conta no Adsense. Ou seja, se você tem um blog, tem visitas e está deixando de ganhar dinheiro com ele, crie agora mesmo uma conta no Adsense.

Para as propagandas aparecerem é necessário que adicione até três vezes na mesma página códigos direfentes referentes a blocos de anúncios que você terá que incorporar ao blog/site. Usando o sistema, se informando você vai aprender a usar o sistema. Mas isso exige controle e técnicas para que possa ganhar dinheiro de verdade com blogs ou sites.

Para quem faz vídeos para o YouTube é necessário vincular seu canal com o Adsense por dentro da guia canal na barra lateral do seu canal no estúdio de criação. Você acessa o seu canal e clica na logo (caso tenha se não tiver você vai ver a imagem de um ícone padrão de canal sem foto) que fica no canto superior direito de sua tela.  

Você pode e deve aprender e saber mais sobre o Adsense

desvende agora mesmo os "segredos do Adsense"

Como se tornar parceiro do YouTube

veja algumas dicas que poderão te ajudar com seu canal

Estas coisas são feitas com calma e com objetividade. Se você quer ter sucesso com seu canal você tem que saber sobre como gerenciar melhor seus anúncios. Com o adsense você vai saber sobre quais os blocos de anúncios mais clicados. Não é fácil, mas para você ganhar dinheiro com vídeos é necessário apenas saber o suficiente. Se você quer conhecer os segredos do Adesense clique aqui e entenda melhor como funciona.

Para você participar do programa de parceria  do YouTube é necessário que você configure seu canal para a monetização. Você pode a qualquer momento receber um convite ao entrar na sua conta do Youtube para ser parceiro também. Basta ter um canal com vídeos que gerem tráfego (visitas ou um número considerável visualizações que o Google possa se interessar).

Odoo CMS - a big picture

Como tornar vídeo monetizado

Fazer com que seu vídeo seja monetizado é muito fácil, desde que obtenha direitos autorais sobre ele. Desde não enviar vídeos e músicas ou fotografia, seja lá o que for,  pertencentes a outros artistas, canais de TV, reenviar vídeos de terceiros, etc. Ao publicar um vídeo este é passa por um processo de triagem pela equipe do YouTube para que não receba nada usando direitos autorais de terceiros. Você usará por padrão a licença de direitos autorais do Youtube. Vídeo monetizado depende da intensão de cada um. Tem grupos de pessoas ou empresas que investem forte em infraestrutura para poder produzir vídeos de qualidade.

A maior fatia de quem envia vídeos para o Youtube são amadores. Mesmo assim é legal. Aos poucos ai aprendendo e se desenvolvendo. A não ser se acredita muito no seu potencial e deseja saber mais sobre como ganhar dinheiro com vídeos.

Se você for no gerenciador de vídeos vai encontrar todos os vídeos enviados pelo canal e ao final de cada um suas estatísticas (visualizações, quantos gostaram e quantos não gostaram).

Se a monetização for liberada o ícone de monetização vai estar verde.  $ 

Em outros casos, se você ainda não está com seu vídeo sendo monetizado você vai ver o ícone de monetização cinza.   $  

Ou sinal de exclamação caso os recursos de monetização não tenham sido aceitos por algum motivo. Mas você pode resolver isso. Acertando se aprende e errado também. 

Meu primeiro vídeo com bastante visitas eu acabei usando uma musica da galeria de áudio e eu via os números das visitas aumentando e eu não ganhando nada. Me informei e consegui participar dos meus direitos autorais do vídeo removendo esta música e deixando o vídeo sem áudio como era anteriormente.

Eu escolhi usar como exemplo este vídeo sobre como usar o WhatsApp porque ele é um vídeo longo aparentemente. São 14 minutos e 52 segundos comigo falando e slides na tela. Tem poucas visitas mas acredito que são visitas satisfeitas com o vídeo. Aparentemente eu consegui agradar 16 pessoas e não desagradei ninguém.

O público é muito exigente. Se o vídeo tem problemas no som, ou seja, muito ruído e/ou conteúdo desestimulante a visita vai embora e ainda deixa ma marquinha de que não gostou. Vídeos bons são compartilhado ou muito compartilhados e muita gente clicando em gostei. Muita gente favoritando seu vídeo. E pricipalmente se inscrevendo em seu canal. 

Se você ainda não ativou a monetização de seu vídeo no gerenciador de vídeos mesmo, encontre o vídeo que deseja configurar e clique na opção editar. Logo abaixo do vídeo você vai ver o campo informações básicas e ao lado "monetização". Marque as opções relacionadas a anúncios e salve. E daí é só aguardar a liberação dos recursos de monetização nos seus vídeos.

Depois disso faça seu marketing divulgando seus vídeos com seus amigos, redes sociais, participando e fóruns ou usando outras formas de divulgação que pode ser até mesmo anúncios de vídeos no prórpio YouTube.

Tela de monetização de vídeo no YouTube

Dicas do Pita - Dicas de Informática em geral

Você pode muito mais do que imagina. O conhecimento ninguém perde se parar para alguém diferente de bens de consimo duráveis que com o tempo de deterioram. O conecimento com o tempo se aprimora.

Inscrever no canal »

10 dicas importantes para aplicar no seu canal

Ser simples é o que te faz importante, ser direto o tornará mais importante

Enviar bons vídeos

Ao enviar vídeos autoral com boa resolução, principalmente se for em alta resolução (HD - Higth Definition).

Áudio de qualidade

É muito ruim ouvir um vídeo com ruídos  interferências. Um bom som nos vídeos torna bem atrativo. Não exagere.

Títulos e descrições interessantes

Para atrair novas visitas e poder ser mais vinto nas buscas do YouTube como no Google é bom ser direto e objetivo..

Thumbnail nos vídeos

Essa é a hora de usar uma imagem para atrair o público a assistir seu vídeo. Programe-se e faça algo atrativo..

Sempre compartilhar 

Facilite para que possam conhecer seu canal. Afinal, não foi à toa que criou. Se há algo novo compartilhe. Velho também.

Falar para seu público alvo

É muito importante ser claro sobre o assunto tratado. Ter conhecimento e não misturar as coisas no canal. Crie outro.

Interagir com o canal

Responder a comentários e lidar com os assuntos que já trata terá que ser rotina e fazer parte de sua vida, seu público.

Acompanhar as métricas

Os relatórios de visitantes , de tempo no seu canal e quanto está ganhando você acompanha no Analytics do YouTube.

Conhecer para ensinar

Boas viajens podem servir como fonte de inspiração. Pensar em algo novo em um lugar novo para pessoas novas.

Fazer com que amem seu canal

Se você conseguir prender seu público eles vão voltar, vão clicar nos anúncios e vão te ajudar como puderem. 

Vai fazer muito bem você conhecer melhor o YouTube e como funciona desde como enviar um vídeo como. No mode de edição do vídeo você tem algumas ferramentas para ajuda seu púclico a se envolver com seu canal. Você pode fazer melhorias como cortar partes dos vídeos que pode ser não muito interessantes como erros na gravação, adicionar anotações (notas na tela do vídeo como títulos que muitas pessoas usam para captrar inscrições),  cards (ajuda com a possibilidade de intergrar suas listas de reprodução e seu website, se tiver configurado integrado ao seu canal juntos com as ferramentas de webmasters)  e legendas.

Como receber seu primeiro pagamento

e que deverá fazer desde o processo da sua aprovação no Adsense

Ao se inscrever com seus dados não vai ser imediato que você vai começar a receber pelos seus vídeos. Ou pelos cliques em anúncios em seus vídeos, melhor dizendo.

Há regras que devem ser cumpridas, em que a principal é que em hipótese alguma você deve clicar nos anúncios de seu canal, blog ou site. Fazendo isso você pode ser banido do Adsense. O Adsense e você terão uma comunicação de acordo com suas necessidades. Por dentro do sistema do Google Adsense você tem uma caixa de mensagens as quais são super importantes. Fique atento. 

Você vai acompanhar as visitas, quanto está sendo monetizado pelo YouTube mas só poderá sacar sua receita quando tiver todas as configurações corretas, inclusive o PIN que é uma chave a qual você vai receber em sua residência e adicioná-la no momento certo na sua conta do Adsense. Você será notificado. 

Você só poderá receber depois que sua receita chegar a US$ 100,00 (cem dólares). Particularmente eu não recomendo que saque assim que completar esse valor porque as tarifas bancárias são altas. A boa é esperar e sacar mais. Se você sacar de 100 em 100 dólares, toda vez vai pagar tarifa. Se for receber 500 dólares esta tarifa será paga apenas uma vez. 

Dentro das confiruações da sua conta do Adsense você configura as suas informações bancárias e determina o valor que deve chegar para que o Google lhe envie seu pagamento. Para isso basta você clicar na chave dentada no canto superior direito e clicar sobre a opção pagamentos.

Tela de configuação de pagamentos do Adsense

Odoo CMS - a big picture

Configurando pagamento

É nessa tela que você configura quando o Youtube vai liberar seu pagamento. Naturalmente depois de alcançar 100 dólares.

Como proceder para receber

É super importante como já foi mensionado anteiriomente que você tenha uma conta no seu nome. Quando for fornecer seus dados bancários é aconselhável que você procure saber sobre alguns informações incomuns mas que tem relação com a transferências de fundos internacionais entre o Google e seu banco.

Peocure saber na sua agência sobre o código Swift e o seu IBAN para anexar nas configurações de pagamentos no seu Adsense.

Procure se informar sobre as taxas que deverá pagar sobre este serviço. Provavelmente deverá entrar em contato com o setor de câmbio de seu banco ou com seu gerente.

Atenção: é absolutamente normal os funcionários do banco não saber muitas informações sobre pagamentos do Google Adsense.

Gostou do vídeo? Compartilhe este conhecimento nas suas redes sociais e lembre-se de voltar aqui no blog para aprender mais sobre Informática, Internet e tecnologia.

Inscreva-se na lista "Dicas e novidades Dicas do Pita

para receber dicas e novidades do site por email.

Leituras recomendadas

alimente sua fome de conhecimento

Desvende os segredos do Adsense

Aprenda sobre como ganhar dinheiro usando o Adsense.. É muita informação e muito material para ser avaliado com clareza e foco no sucesso. Saiba mais.

Como ganhar dinheiro com vídeos

Aprenda técnicas para você ganhar dinheiro gravando e editando vídeos. Você vai aprender tudo que precisa saber com quem entende do negócio. Saiba mais.

Curso online de Corel Draw

Com o Corel você será capaz de desenvolver projetos gráficos grandiosos não só para você e seu canal como ganhar dinheiro como designer gráfico. Saiba mais.