Como formatar pendrive no Ubuntu com Gparted

podendo formatar cartões de memória, HD externo e interno

Henrique Pita

Como formatar pendrive no Ubuntu. Primeiramente o Ubuntu não vem com suporte instalado a não ser se conhecer linhas de comando muito bem. Mas se não é seu caso, vai ser necessário instalar um programa para isso: o Gparted. Se você estiver usando um pendrive de boot com Ubuntu e usá-lo como teste, o Gparted estará disponível neste caso. Com isso, se você estiver em qualquer lugar, não será necessário instalar o Ubuntu apenas para essa finalidade, poderá usar o Gparted fazendo boot com o pendrivre (ou CD de instalação nas versões anteriores à 12.10).

E se você deseja saber como instala programas pelo terminal, clique aqui. Neste tutorial estarei usando a instalação mais comum de programas no Ubuntu, usando a Central de Programas do Ubuntu.

Instando o Gparted

Neste tutorial, usarei o mode de instalar programas no Ubuntu usando a Central de Programas do Ubuntu. Só pesquisar pelo Gparted para poder instalar. Basta começar a digitar o nome do programa no campo de pesquisa no canto superior direito.

Ao localizar o programa, clique no botão "instalar", que fica no final da tela. Acompanhe o processo de instalação até que o final. Vai perceber um visto verde.
Para quem quiser saber mais sobre como instalar programas usando a Central de Programas do Ubuntu, clique aqui.

Mãos à obra

as instantes você formata pendrive no Ubuntu

Muitas vezes seu pendrive, ou cartão de memória, ou HD, podem parecer danificados em seu sistema de arquivos, na parte lógica onde ficam registrados os dodos e acredita que formatando pode resolver. Eu faço muito esta operação já a conheço a anos e confio.

Ponha sua conta em risco e, certifique-se se fez um BACKUP anteriormente ou não tem nada a perder. Principalmente se der algo problema nesse meio termo.

Sendo que se está tentando formatar algo dispositivo de armazenamento, certamente sabe que o mesmo deve estar com problema e a questão que está em jogo é resolver o problema.

Primeiro passo:

Agora cada ação sua é cada vez mais séria. Porque há o risco de, desatentamente, excluir uma partição que não tivera programado. Então fique atento!

Ao final da instalação vá no Dash, que é onde se encontram seus programas e arquivos. E comece a procurar pelo Gparted, clicando no botão “Enter”, para abrir o programa.


Segundo passo:

Esse tipo de processo terá que ter permissão do administrador do sistema e, irá pedir senha para continuar o procedimento.

Entre com a senha para prosseguir no processo de formatação no programa.

Talvez esteja se perguntando: mas eu quando instalei tive que autorizar com senha e agora para abrir o programa tenho que colocar a senha de novo? 

Claro. Acessar partições do sistema é tarefa de muita responsabilidade.


Terceiro passo:

Ao abrir o programa basta escolher no canto superior direito qual dispositivo irá executar alterações na partição. Neste caso escolho a partição do meu cartão de memória, que porventura também poderia ser um pendrive.

Para isso eu usei um leitor de cartão de memória USB.


Quarto passo:

Ao conectar um pendrive (ou cartão de memória, ou HDs) ao sistema, será montando um sistema de arquivos. É necessário que este não esteja em uso.

Clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “DESMONTAR”. Repare no canto superior direito da tela do programa que estou na partição de 1.84 Gb, ou seja, meu cartão MicroSd de 2 Gb (é normal não aparecer o tamaho exato do sistema de arquivo como descrito pelo vendedor ou embalagem, apenas o valor aproximado).


Quinto passo:

Logo após desmontada a partição clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “EXCLUIR”, ou pouco mais abaixo em formatar para FAT32. Eu prefiro excluir e criar uma nova.

.


Sexto passo:

Muita atenção agora, na hora da atitude mais importante: 

 a de concordar que é realmente isso que você quer e você. Na barra de menu, clica em aplicar, numa setinha verde. Vai abrir uma janela dizendo que poderá perder seus arquivo e que seria bom se tivesse feito backup antes. Clique em aplicar se achar que tá tudo certo.


Sétimo passo:

Depois clique em em fechar quando as alterações forem feitas.
Isso significa que seu hardware já foi formatado.


Oitavo passo:

Depois clique na partição que foi apagada e clique com o botão direito do mouse sobre ela. Escolha a opção Novo. 


Nono passo:

Determine o tamanho da partição que está criando, escolha o sistema de arquivos como FAT32. É opcional dar nome ao dispositivo em rótulo.


Décimo passo:

Clique em aplicar para confirmar o procedimento. No visto verde.


Décimo-primeiro passo:

Clique no botão aplicar, na janela de alerta que aparecerá, para confirmar o procedimento.

Aguarde o tempo de criação desta nova partição, que varia de acordo com o tamanho e o estado de seu equipamento.


Décimo-segundo passo:

Estando tudo OK, clique no botão fechar, na janela de alerta, logo pós o anúncio de que as operações foram realizadas com sucesso.
Certifique-se que deu tudo certo e faça o que pretende: use o seu pendrive ou MicroSd, ou simplesmente desmonte este dispositivo com segurança, se quiser removê-lo de seu Ubuntu.

Assista o vídeo tutorial

Como formatar pendrive no Ubuntu

 

Veja também outras dicas de Ubuntu

É muito fácil formatar pendrive, HDs e cartões de memória usando o Ubuntu.

Inscrever no canal

Conhece mais nosso blog

acesse todos os posts relacionados dicas de Informática

Posts relacionados

Ubuntu OS

Como usar o Ubuntu

Dicas práticas sobre como usar o sistema Ubuntu, falando sobre alertas, instalação de programas, gerenciamente de arquivos e muito mais. Saiba mais.

Como instalar programas no terminal

Aprenda como instalar e desinstalar programas usando o terminal do Ubuntu com apenas uma linha de comando. Clique aqui para saber mais.

Como gerenciar seus arquivos

Aprenda como é fácil mover seus arquivos, copiar e colar. Além de dicas práticas sobre como organizar os mesmos. Saiba mais.