Como mover arquivos do WhatsApp para o cartão de memória

e como não deixar celular travando

Henrique Pita

Aprenda a mover os arquivos do WhatsApp

e ter seus arquivos sempre à sua disposição

veja neste tutorial como é fácil mover seus arquivos da memória Interna. Como isso pode ser resolvido problemas como o celular travando por falta de memória de armazenamento interna. Isso acontece muito porque quando você começa a usar o WhatsApp, os arquivos compartilhado através do aplicativo vão ser armazenados por padrão na parta de arquivos de mídia do WhatsApp. Aqui eu ensino como podemos fazer para mover estes arquivos para um cartão de memória, basta ler o artigo com atenção.

Se você quiser saber como limitar o download dos arquivos recebidos pelo WhatsApp fazendo com que eles não sejam baixados automaticamente, clique aqui.

Para onde vão os arquivos do WhatsApp no Android

entenda o que fazer, como fazer e o que não fazer com eles

Alguns celulares da Motorola como o Moto G, E, Razr D1, não vem como gerenciador de arquivos instalados diferentemente de alguns da Samsung, LG, enfim. Com isso a boa dica de agora é instalar um bom gerenciador de arquivos gratuito. ES File Explorer é um gerenciador de arquivos completo, gratuito e sem propagandas. Super recomendo. 

Usando um gerenciador de arquivos

Usando o ES File Explorer, na imagem a seguir deixei duas setas sinalizando duas situações que sempre deverão ser analizadas quando estiver gerenciando seus arquivos (criando pastas, movendo, copiando e/ou colando arquivos). 

A primeira seta está apontada para onde você está e quais arquivos estão mais próximos de você acessar. A pasta "0" ou SDcard0 é a pasta da memória interna de seu aparelho. Um nível abaixo da pasta de todo o sistema. Nesta pasta você encontra outras relacionadas até mesmo aos aplicativos que usa ou até mesmo a pasta Download.

A segunda seta á a pasta onde você terá que entrar nela para acessar os arquivos que lhe são enviados através do WhatsApp. Lá ficam os vídeos, as imagens, mensagens de voz e outros arquivos de áudio como músicas que são muito comuns serem compartilhadas através do WhatsApp. Onde você vai ter que entrar.

Se você não sabe como compartilhar músicas no WhatsApp no Moto G, clique aqui.

Mas se você quer saber como compartilhar músicas no WhatsApp com smartphones da linha Galaxy, clique aqui.

Pensando em um bom emprego?

Faça mais do que isso. Comece agora mesmo a investir em sua carreira com cursos ONLINE com certificado. Pare de pensar que é caro ou impossível. São diversos cursos queprofissionalizantes  cabem direitinho no seu orçamento.

Odoo image and text block

Procurando emprego? Estamos contratando

Somos uma empresa de recrutamento e seleção e estamos sempre contratando. Confira os perfis de vagas que estamos precisando e SAIA do desemprego JÁ! São diversas vagas e você ainda pode se cadastrar para receber notícias de vagas por email

Entenda mais sobre como conquistar o par ideal

e fazer acharem que você realmente é interessante

Tutorial passo-a-passo

Aprenda a mover seus arquivos para o cartão de memória no seu smartphone

Primeiro passo:

Ao entrar na pasta de arquivos do aplicativo WhatsApp você vai encontrar mais quatro pastas: backups, databases, media e profile pictures. Você encontrará seus arquivos recebidos e enviados através do WhatsApp acessando a pasta MEDIA. 

Ao entrar na pasta Media você vai encontrar mais algumas pastas> Cada uma tem uma relação imediata com seus respectivos nomes.

WallPaper - as imagens que usa ou poderá usar como papéis de parede no seu aplicativo ficarão alocadas nesta pasta;

WhatsApp Audio - ficar alocadas músicas, ringtones, arquivos assim como estes;

WhatsApp Calls - tem relação com chamadas de voz, normalmente ela fica vazia;

WhatsApp Images - as imagens e fotos por alí compartilhadas. A pasta Sent dentro das pastas significa a relação de coisas enviadas pelo próprio aparelho;

WhatsApp Profile - as imagens que possa copiar do perfil de outros usuários ficam salvas nesta pasta;

WhatsApp Video - vídeos recebidos e enviados se houver, na pasta Sent;

WhatsApp Voice - as mensagens de voz que chegam e que são enviadas ficam nesta pasta.

Segundo passo:

Eu recomendo que comece pela pasta de vídeos por serem arquivo "maiores" que os outros formatos aceitos no sistema. Navegando pelo aplicativo você poderá notar na parte inferior do aplicativo, que há algumas funções.

Novo - para criar uma pasta ou arquivo;

Procurar - para procurar algum arquivo através do nome;

Atualizar - para atualizar o programa em relação aos arquivos contidos na pasta;

Visualizar - para você escolher o melhor modo de como poderá usar os arquivos nas pastas (em ordem alfabética ou tamanho do thumbnail, por exemplo);

Janelas - para alterar entre janelas.

Se você der um toque sobre o arquivo ele será executado no Player de sua escolha e, se você pressionar sobre um arquivo, aoarecerá mais opções, porém agora relacionadas ao arquivos. Poderá copiar, cortar, apagar, renomear o arquivo selecionado. Mais opções como compartilhar, compactar, etc.

Clique em cortar para ficar com ele na áres de transferência.

Terceiro passo:

Depois de selecionar os arquivos que deseja mover (todos devem estar na mesma pasta) você vai er que mudar de local para transferir para outro local, como comentado no início do artigo.

Digamos que esteja movendo vídeos do WhatsApp da memória interna do aparelho você terá que sair da pasta onde está. Na imagem a seguir você vai ver que a primeira seta significa que está na pasta de vídeos do WhatsApp. Ao clicar no local onde está, abrirá uma janela te mostrando o histórico de locais onde transfere seus arquivos. Se estiver com seu cartão de memória bom instalado no seu aparelho voê vai ver a opção sdcard1. Onde vai clicar.

Na segunda captura de tela já estamos acessando a o sistema de arquivos do cartão de memória  sdcard1. Você pode observar na parte inferior da tela do seu gerenciador de arquivos a opção colar.

Eu criei uma pasta chamada Videos no cartão de memória que é onde eu salvo meus vídeos que eu recebo pelo WhatsApp e sugiro que façam o mesmo. Basta clicar no ícone de + Novo (adicionar novo divetório ou pasta) e dar nome à sua nova pasta, entrar dentro da pasta já que seus arquivos ainda se encontram na área de transferência.

Quarto passo:

Escolhendo a opção colar você terá apenas aguardar alguns instantes para que seus arquivos sejam totalmente movidos para seu cartão de memória. E logo a parte inferior do se sua tela no menu do aplicativo, ele será voltado a apenas opções relacionadas ao gerenciador de arquivos.

Espero que tenham gostado to tutorial. Continue navegando no blog e aprendendo sempre mais sobre dicas de informática, Internet e tecnologia.

Curte o artigo e compartilhe, ajudando certamente a quem precisa.

Reflita e transforme estas frases em felicidade

frases reflexivas e românticas para status de WhatsApp

Inscreva-se na Newsletter do nosso blog

para receber dicas e notificações de novos posts por email.

Comente: 

sua participação é muito importante para nós